Assessoria técnica e gestão ambiental na UHE Baixo Iguaçu

 Em Negócios e Meio Ambiente

No mês de junho deste ano, a Ferreira Rocha reforçou o seu papel de assessoria estratégica e fortalecedora de negócios, ao iniciar, junto ao Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI), os trabalhos de assessoria técnica e gestão ambiental da UHE Baixo Iguaçu. O CEBI é constituído pela Geração Céu Azul S.A. (GCA), subsidiária da Neoenergia S.A, e Copel Geração e Transmissão S.A, subsidiária da Copel S.A.

O empreendimento, com potência instalada de 350,2 MW e área do futuro reservatório igual a 31,0 km2, localiza-se no estado do Paraná, a menos de 200 km da foz do rio Iguaçu, inserido na Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu. A UHE Baixo Iguaçu teve sua Licença de Instalação (LI) emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná em junho de 2013, mas suas obras foram paralisadas por pouco mais de um ano por força de Ação Civil Pública. Como consequência, uma Renovação da LI (RLI) foi emitida em agosto de 2015, após prévia anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além disso, em junho de 2014, houve uma cheia do rio Iguaçu de tamanha proporção que provocou o galgamento da ensecadeira. Essa cheia correspondeu à maior vazão já observada no rio Iguaçu desde o início da série histórica, em 1942, com tempo de recorrência de, aproximadamente, 260 anos.

Como consequência da atuação sinérgica e cumulativa desses fatores, não só o cronograma original das obras foi fortemente impactado, mas também aquele relativo aos diferentes Programas e Subprogramas integrantes do Projeto Básico Ambiental (PBA).

É nesse cenário que se enquadram os trabalhos de assessoria ora iniciados pela FR, conforme declara seu Diretor Executivo, Delfim Rocha:

“Nossa atuação junto ao CEBI teve início, na realidade, em abril deste ano quando empreendemos, com sucesso, uma Força Tarefa para a consolidação do Relatório para solicitação da renovação da LI da UHE Baixo Iguaçu. Também nessa época, começamos nosso contrato para continuar a implantar o Programa de Educação Ambiental, imprimindo ao mesmo um caráter mais integrado com os demais programas do Projeto Básico Ambiental e, em especial, fundamentalmente estratégico para a gestão do relacionamento do CEBI com diferentes e importantes stakeholders, com destaque para o Parque Nacional do Iguaçu, secretarias municipais de educação e comunidade em geral.

A consolidação de nosso trabalho junto ao CEBI com a assessoria à gestão ambiental da UHE Baixo Iguaçu é de grande relevância para nós, não só pelo desafio de poder colaborar efetivamente com o empreendedor na reta final da Etapa de Implantação do empreendimento e na preparação para o enchimento de seu reservatório, como também para podermos colocar em prática as lições aprendidas e o aprimoramento de nossos serviços e ferramentas de assessoria à gestão dos componentes físico, biótico e socioeconômico de projetos de portes e segmentos diversos que vimos obtendo como consequência de diferentes serviços dessa natureza.

Em todos os trabalhos por nós desenvolvidos, não entramos para substituir equipes de gestão do empreendedor, até mesmo porque a representatividade técnica e institucional do mesmo deve ser sempre prerrogativa sua. Mas sim, buscamos cada vez mais interagir com essas equipes, racionalizando o seu tempo, trazendo novas experiências e expertises para somar com aquelas que esses profissionais já detêm, e buscando sistematizar os trabalhos, sem engessamentos, mas com otimização de esforços e custos para o investidor”.

 

Conheça outros trabalhos de assessoria à gestão ambiental da FR

  • Desde meados de 2011, a FR assessora a Norte Energia na gestão ambiental da UHE Belo Monte, no rio Xingu, com potência instalada de 11.233 MW, tendo perpassado as etapas de obtenção de suas Licenças de Instalação e Operação, e reportando a performance ambiental do empreendimento junto aos seus agentes financiadores, signatários ou não dos Princípios do Equador. Há cerca de dois anos, a FR também colabora com a Norte Energia no gerenciamento de projetos aplicado ao componente indígena do empreendimento.
  • A FR presta assessoria junto à Anglo American, no Projeto Minas Rio, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, na gestão do componente social desse empreendimento minerário, incluindo monitoramentos socioeconômicos específicos e suporte técnico e estratégico ao seu processo de expansão.

Outros trabalhos de assessoria à gestão ambiental técnico-estratégica, a princípio de menor porte, merecem dedicação semelhante por parte da FR e contribuem, de forma não menos relevante, para o aprimoramento da qualidade de seus serviços. Destaca-se o histórico consolidado de atuação da FR junto à AlphaVille Urbanismo nas etapas de planejamento e implantação de seus empreendimentos imobiliários em todas as regiões do país; à Minas PCH, na colaboração técnico-estratégica junto ao processo de licenciamento ambiental de seus empreendimentos em diversos estados brasileiros; à Neoenergia, Novelis e Hindalco, na implantação de programas ambientais e desenvolvimento de estudos para empreendimentos de geração de energia e mineração.

Recentemente, a FR iniciou trabalhos, junto à CPFL Renováveis, de assessoria técnico-estratégica à gestão de relacionamentos no âmbito de processos de licenciamento ambientais, bem como à EDF para avaliação socioambiental de novas oportunidades de negócios.

 

Posts recentes

Deixe seu comentário