Desafio da regularização ambiental para Pequenas Centrais Hidrelétricas

 Em Eventos e Notícias, Notícias

A FR esteve presente na XI Conferência de Pequenas Centrais Hidrelétricas, Mercado & Meio Ambiente nos dias 08 e 09 de agosto de 2017, em São Paulo. Neste evento técnico, foram debatidas as perspectivas do mercado para investimentos em empreendimentos energéticos de pequeno porte bem como os desafios atrelados à viabilidade do negócio.

Um dos principais desafios apresentados no evento foi o processo de regularização ambiental e os entraves que ele gera para viabilizar a implantação de projetos de PCH. Para o Diretor de Negócios da FR, Renato Almeida, que esteve presente nas discussões, os entraves vão muito além do processo de regularização ambiental. Eles perpassam pela não priorização desta tipologia de empreendimento pelos governos, e o reconhecimento de sua importância para a matriz energética adotada atualmente para o Brasil. Somado a isso, há poucos incentivos governamentais para questões técnicas, econômicas e de articulação com os diversos atores implicados no processo, o que dificulta a tomada de decisão dos investidores.

“O processo de regularização ambiental de PCHs e demais empreendimentos hidrelétricos muitas vezes é entendido pelo investidor como um entrave, mas a realização de estudos ambientais de qualidade possibilita o atendimento às normas e às expectativas dos órgãos de comando e controle, e ainda evitam excessos de burocracias, e, se aliados ao diálogo social, desconstroem possíveis mitos sobre impactos ambientais, além disso as análises efetivas de riscos e oportunidades permitem um planejamento estratégico, técnico, financeiro e temporal que geram maior segurança no gerenciamento do negócio”, avalia Renato.

Para outras informações e acesso às apresentações acesse o site do evento.

 

Posts recentes

Deixe seu comentário