FR debate aprimoramentos para a Educação Ambiental

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A equipe da FR está se dedicando a aprimorar os processos internos para potencializar os resultados estratégicos da Educação Ambiental. Em Minas Gerais, o tema está em destaque devido à Deliberação Normativa 214/2017 que estabelece as diretrizes para a elaboração e a execução dos Programas de Educação Ambiental (PEA) nos processos de licenciamento ambiental. A nova norma dialoga com a Instrução Normativa 02/2012 do Ibama, com destaque ao que tange à construção participativa que deve ser feita envolvendo o empreendedor e as comunidades envolvidas.

Para a FR, a Educação Ambiental, muito além de cumprir as normas do licenciamento ambiental, é uma rica oportunidade de interação social e deve ser trabalhada pelo empreendedor como um braço importante de relacionamento com os stakeholders.

“Os grandes empreendimentos alteram o território em que estão  inseridos e as novas perspectivas de desenvolvimento e mesmo de vivência cotidiana desse território devem ser pauta prioritária do relacionamento do empreendedor com as comunidades anfitriãs; e o PEA é um instrumento muito relevante nesse processo, sobretudo quando feito de forma a compartilhar o conhecimento ambiental da região e dentro de um diálogo transparente sobre os impactos e as medidas mitigadoras adotadas pelo empreendedor”, diz a Coordenadora de Comunicação Social e Educação Ambiental da FR, Isadora Camargos.

Buscamos fazer com que a Educação Ambiental seja planejada e realizada para que as pessoas percebam de forma mais reflexiva o território que ocupam, tanto do ponto de vista da sua configuração física e geográfica quanto do ponto de vista da construção afetiva e das transformações causadas pela implantação e operação dos empreendimentos.

“Se por um lado temos as informações técnicas e ambientais, por outro são as comunidades que sabem sobre como as coisas de fato acontecem ali; somar essas faces é qualificar o olhar sobre a própria rotina, provocando a percepção, o entendimento e novas formas de agir que conduzam tanto para um diálogo produtivo com os empreendimentos quanto para a adoção de comportamentos e atitudes ambientalmente sustentáveis”, diz a Coordenadora de Socioeconomia da FR, Cecília Chaves.

Workshop

No workshop interno, a equipe trocou experiências, expectativas e sugestões. A conclusão do encontro foi a identificação de mais oportunidades de integração conhecimento e práticas para a Educação Ambiental, de forma a atender bem as normas e as demandas e estratégias de nossos clientes, cada um com suas especificidades socioambientais.

“Acredito que tivemos um dia bastante produtivo, que contribuiu para conhecermos melhor a atuação de cada um e esclarecer percepções e compreensões em relação à Educação Ambiental, somos uma equipe multidisciplinar e a soma do conhecimento de cada um nos dá uma condição privilegiada para conduzir a Educação Ambiental”, afirma o Coordenador Técnico de Estudos e Projetos da FR, João Martins, que conduziu o workshop interno.

“O Workshop nos trouxe reflexões técnicas e estratégicas, não apenas à luz da nova normativa, mas também na busca constante do aprimoramentos de nossos projetos de Educação Ambiental, que enxergamos como uma distinta ferramenta de diálogo social entre o empreendedor e comunidades. Deveremos organizar outros eventos como este para participação de nosso clientes, visando multiplicar valores, alinhar estratégias e melhor integrar nossas equipes”, avalia  o Diretor Técnico da FR, Thomaz Lage.

 

Equipe FR debate alternativas e estratégias para a Educação Ambiental

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