Gerenciamento de Resíduos: Soluções de acordo com o território

 Em Base Legal e Normativa, Negócios e Meio Ambiente

A gestão e o gerenciamento de resíduos têm regras e critérios claros, estabelecidos em diversas publicações, com destaque para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). As soluções precisam integrar engenharia, meio ambiente, e o comportamento das pessoas. Quanto é gerado de resíduo, de que tipo de resíduo, qual o atual encaminhamento e o que precisa ser feitos são informações fundamentais para se definir o melhor caminho para o resíduo.

Quando um município começa a se atentar para as questões referentes ao gerenciamento de resíduos, parece se deparar com uma situação muito complicada de ser resolvida. No entanto, as boas práticas mostram que um conjunto de soluções simples costumam gerar ótimos resultados.

Uma premissa importante é elaborar ações que estejam relacionadas à rotina estabelecida das pessoas, especialmente para as questões que dependem da forma de agir da comunidade. Especialmente para os municípios de menos de 20 habitantes, conversas face a face e “combinados” entre poder público e comunidade são ações simples que geram bons resultados.

É pouco provável, por exemplo, que as pessoas passem a colocar um determinado resíduo em veículo próprio para levar a um ponto de coleta. Muito mais simples é definir um dia na semana, ou um dia no mês, em aquele tipo de resíduo será coletado, preferencialmente com estimativa do horário.

Ainda mais eficiente é quando se consegue dar cara e nome para as ações. Em municípios menores, as pessoas conhecem a família do catador de material reciclável, conhecem as artesãs e artesãos que usam os mais diversos materiais – de garrafas pets e retalhos – e têm aí um eficiente incentivo para colaborar.  

EducaRES: plataforma de compartilhamento e inspiração

Um mapa georreferenciado com as iniciativas de Educação Ambiental e Comunicação Social em resíduos sólidos por todo o Brasil. Este é o EducaRES, criado para apoiar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em 2010, a aprovação da PNRS, proveniente de décadas de diálogo entre governo, universidades, setor produtivo e entidades civis, transformou a noção do que era considerado lixo. O PNRS tem como princípio integrar quem legisla, quem produz, quem consome e quem recicla resíduos sólidos em um ciclo mais consciente.

Para divulgar iniciativas de Educação Ambiental e Comunicação Social neste sentido, nasceu então o EducaRES – Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social na Gestão de Resíduos Sólidos. Fazem parte da estratégia uma plataforma online de divulgação, duas matrizes de transversalização da Educação Ambiental e Comunicação Social, um plano integrado de avaliação e diversos materiais pedagógicos.

“O objetivo é oferecer um cardápio de possibilidades que inspirem toda a sociedade brasileira a enfrentar os desafios de implementação da PNRS,” defende o EducaRES no site.

Atualmente, a plataforma conta com 282 iniciativas, que podem ser visualizadas no mapa por região ou pelas seguintes categorias:

  • Referência – práticas selecionadas em Chamadas Públicas;
  • Homologada – práticas homologadas durante as Chamadas Públicas;
  • Sociedade Civil Organizada;
  • Poder Público;
  • Setor Privado;
  • Tipos de resíduos;

Para adicionar práticas de instituições da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, não é necessário esperar as chamadas públicas. Como a ferramenta é online, está disponível a qualquer momento ao acessar o site e preencher a ficha com os dados solicitados. Depois de enviada, sua prática será analisada pelos administradores da Plataforma Educares e quando aprovada, a sua iniciativa aparecerá no mapa colaborativo georreferenciado.

 

Posts recentes

Deixe seu comentário