Subsídio para Avaliações Estratégicas de Novos Negócios

 Em Negócios e Meio Ambiente, Notícias

Há um critério bem definido e respaldado tecnicamente para a escolha do local destinado à implantação do seu empreendimento?

Trata-se de uma estratégica empresarial, focada na avaliação espacial do local de investimento. A adoção dessa estratégia gerencial pode ser aplicada para diversos tipos de empreendimentos que demandem avaliações de cunho geográfico, seja em âmbito regional ou local.

Para as avaliações temáticas em escala local, como aquelas destinadas à identificação de sítios apropriados para a implantação de um empreendimento, numa região pré-definida, é recomendada atividade de campo para avaliações específicas sobre a infraestrutura local; características socioeconômicas, ambientais e culturais; avaliações detalhadas sobre o processo de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes; avaliação estratégica de Stakeholders e diretrizes para a comunicação estratégica; gerenciamento de riscos, com práticas do PMO; entre outros aspectos considerados pertinentes.

Vale ressaltar que o produto abordado atua de modo complementar à Análise de Restrições e Oportunidades Ambientais para uma determinada gleba, a qual também vem sendo desenvolvida com sucesso para diferentes Parceiros da FR, especialmente para a Alphaville Urbanismo S.A., com quem atuamos desde 2010.

Também é possível a avaliação comparativa de diferentes áreas indicadas pelo empreendedor – muitos possuem “Banco de Terras” registradas em sítio eletrônico, mediante prévio cadastro de proprietários de terras interessados em parcerias e/ou vendas de lotes para empreendedores. Neste caso é elaborado um ranking de áreas potenciais de investimentos, com a possível valoração associada.

No caso de Análise de Restrições e Oportunidades Ambientais, a gleba já é definida pelo empreendedor e as análises geoespaciais são respaldadas pela sobreposição de layers, com determinação de áreas (i) frágeis, (ii) restritivas legalmente e (iii) potenciais a implantação do empreendimento.

Os dados gerados e disponibilizados ao empreendedor poderão ser utilizados em etapas seguintes do processo de licenciamento do empreendimento, minimizando investimentos, como nos projetos de engenharia e viabilidade, estudos ambientais específicos da área, estudos de alternativas locacionais, entre outros.

Por fim, Identificação de Áreas Potenciais para Investimentos e Avaliação de Áreas com Restrições e Oportunidades Ambientais são poderosas ferramentas desenvolvidas pela FR,  que subsidiam Avaliações Estratégicas de Novos Negócios, especialmente pela possibilidade de redução de riscos e conflitos, identificação de oportunidades de negócio, otimização de recursos e indicação da viabilidade do Projeto.

Posts recentes

Deixe seu comentário