Nova plataforma de dados georreferenciados é lançada em MG

 Em Estudos e Projetos, Negócios e Meio Ambiente

IDE-Sisema integra e amplia informações sobre o território mineiro

Como já dissemos por aqui, um grande desafio na análise do território é a integração de diferentes informações e bancos de dados atualizados. Neste sentido, o lançamento da plataforma IDE-Sisema – Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – é um avanço interessante em Minas Gerais.

Clique aqui para acessar a IDE-Sisema

A plataforma é uma espécie de evolução do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-MG), com ainda mais informações e uma navegação facilitada. Por lá, também é possível consultar todos os critérios locacionais considerados no processo de licenciamento ambiental, definidos de acordo com a nova DN 217/2017 do Copam. A ideia é facilitar o acesso às características espaciais do território mineiro para todos os públicos.

Além de reunir informações de diversos órgãos, a IDE organiza todos eles em um mesmo ambiente. Os dados são georreferenciados e apresentados como camadas no mapa de Minas Gerais. O internauta pode, então, visualizar quantas das camadas ele desejar, criando uma visão integrada das informações. A plataforma permite ainda o upload da área de interesse do usuário, ou o desenho manual sobre o mapa.

Segundo Marcos Rodrigues, Especialista em Geoprocessamento na Ferreira Rocha, a IDE traz benefícios tanto para os profissionais da área, empreendedores e técnicos, quanto para a população em geral.

“Para fazer a avaliação, você teria que ir atrás de diversas bases de dados e mapas para organizar tudo em um mesmo ambiente. Além disso, sobrepor esses dados em relação a área do seu empreendimento. Esse trabalho, além de ser mais ‘braçal’, também exige maior domínio do SIG – Sistema de Informação Geográfica, onde se integrariam esses dados. Com o IDE, essa consulta é acessível para qualquer cidadão e facilita a avaliação do território para todas as partes interessadas,” diz Rodrigues.

O conteúdo disponível contempla dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), além de outros dados produzidos por órgãos que não necessariamente são vinculados ao Sisema, como o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Além de permitir a consulta e o download de dados sobre atributos ambientais de Minas Gerais, como hidrografia, relevo e vegetação, dentre outros, a ferramenta disponibiliza também informações sobre resultados de projetos e ações desenvolvidos pelo Sisema. A pesquisa inclui, por exemplo, o mapeamento das barragens de rejeitos e resíduos do Estado, áreas contaminadas e reabilitadas, ações de fiscalização ambiental, e empreendimentos licenciados no território mineiro nos últimos cinco anos. Fonte: Portal Meio Ambiente MG.

Posts recentes
Showing 2 comments
  • Renato Viana
    Responder

    É possível consumir o rest ou soap dos dados?

  • pietrocastagnaro
    Responder

    Os dados de download estão vindo todos corrompidos, impossível abrir..

Deixe seu comentário